Tudo bem, eu concordo que andar de coletivo é um transtorno. Demora demais, está sempre lotado, tem sempre aquele cara com cecê de estivador ralando o suvaco na sua cara... mas hoje eu estava pensando nas vantagens de utilizar esse tipo de transporte.

Ei, calma, eu quero ter meu próprio carro sim! Não estou surtando ainda não... rss!

É que fiquei pensando o quanto minha vida vai ser um pouco mais solitária quando eu deixar de utilizar o coletivo no percurso casa-trabalho / trabalho-casa.

Quando eu era mais nova, era extremamente tímida. Entrava no ônibus com meu walkman no ouvido, sentava-me no fundo e ficava rezando pra ninguém querer sentar do meu lado. Coisa de adolescente. Com o passar do tempo, a vida foi me ensinando a ser um pouco mais simpática e aprendi a conversar mais com as pessoas. Fiquei um pouco mais "cara de pau".

Acaba que, quando vc pega o mesmo ônibus todos os dias, vai fazendo amizade com as pessoas que compartilham do transporte. Como meu percurso é longo, dá tempo de conhecer bastante da pessoa que senta ao meu lado. E assim a gente acaba criando um laço de amizade.

Hoje eu fiquei olhando da janela do ônibus pros carros que passavam. Geralmente era só o motorista lá dentro, solitário, envolvido nos próprios pensamentos, ruminando os próprios problemas... quando vc compartilha uma conversa com outras pessoas, vc de uma certa maneira esquece das suas mazelas, ou fica animado ao imaginar que outros também enfrentam ou já enfrentaram algo que vc tenha vivido. Essa troca de experiências é riquíssima, e enterrados nos nossos afazeres do dia-a-dia como estamos, muitas vezes passamos batidos por essas oportunidades.

Acho que mesmo depois que eu comprar um carro, vou continuar andando de coletivo...

*Créditos da foto: DFTV/Globo

1 comentários:

Ana disse...

Olha, eu ando sempre, até porque não dirijo... mas caras conhecidas até hoje não vi nenhuma. Males da cidade grande talvez.

Obrigada pela força lá no blog. Postei anteontem contando sobre um tremendo susto que passei com a Luciana, se der dá um pulinho lá e confere!

Tudo de bom para as Raposas!

Ana