Como faço todos os dias, hoje fiz o percurso casa-trabalho ouvindo o rádio. Meu programa preferido é o Transnotícias, da Rede Transamérica. Hoje, um dos colaboradores, o Jornalista Luciano Pires, leu um desabafo de um Capitão do Corpo de Bombeiros de Maceió. Repasso aqui um trecho e, quem quiser, pode ler na ítegra no site do programa:
"...Jamais conseguirei explicar porquê o estádio Rei Pelé passa por uma reforma de 500 mil reais para um dia de apresentação da seleção, enquanto o sargento Everaldo enfrenta o câncer de pele adquirido nos 29 anos salvando vidas nas praias. Sabendo que com muito menos de 500 mil reais eu construo postos cobertos e protejo aqueles que se orgulham de enfrentar a natureza para salvar vidas..."
O texto todo é comovente e vale a pena ser lido. Nos faz refletir sobre a hipocrisia da nossa sociedade. Nos faz pensar que milhões de reais são gastos com coisas totalmente dispensáveis, enquanto a saúde e segurança dos cidadãos têm cada vez menos importância.
Ouvir esse desabafo hoje de manhã me fez lembrar de uma reportagem que assisti a alguns anos atrás. O jornal local falava da precariedade da segurança pública no DF. O que mais me chocou foi a imagem de um policial militar que trabalhava com a farda rasgada. Aquilo doeu fundo no meu coração, porque, acho que não preciso nem dizer, essa classe profissional tem uma importância extrema em qualquer sociedade. Se a polícia é tratada com tanto desprezo pelos governantes, imaginem outros setores que não têm tanta visibilidade? Na época daquela reportagem, os PM's e Bombeiros do DF tinham que tirar do próprio bolso pra comprar as fardas e armas que usavam. Não sei se hoje em dia ainda é assim, mas felizmente, pelo menos no DF, os salários e condições de trabalho estão melhores do que a 10 anos atrás. Mas sabemos que está longe de ser o ideal.
Meu pai é Bombeiro, e tem quase 30 anos de profissão. Ele deve ter enfrentado muitos problemas como esse. Dessa forma, como filha de Bombeiro, rendo aqui minha homenagem a esses heróis, e deixo também meu protesto por coisas assim, como as desabafadas pelo Capitão, ainda acontecerem hoje em dia. É vergonhoso que nossa sociedade não saiba valorizar quem lhes protege a vida, mesmo que seja em detrimento da própria.

2 comentários:

Annie dos Ventos disse...

Bons Ventos! ;)
É realmente triste esta situação toda, sei tb que existem muitos médicos,enfermeiros que tiram do bolso para comprar mantimentos tão essenciais como esparadrapos e alcool!
Não sei exatamente como anda a coisa, mas é gritante como se gasta com coisas q não tem prioridade!

Ahm raposinha, eu não tenho jeito mesmo, tomei um chá de sumiço...
e mudei de endereço...
cafunés pruce...

Anônimo disse...

Realmente, é uma inversão de valores e prioridades que chega a assustar né? Enquanto algumas coisas tem TODA a importância do mundo, outras, tão mais fundamentais, são deixadas em segundo plano, com um descaso tão assustador...