"Nosso suor sagrado é bem mais belo que esse sangue amargo..."

(Tempo Perdido - Legião Urbana)

Hoje, ouvindo essa música e pensando na nossa sociedade, descobri que o motivo de as pessoas estarem cada vez mais sofrendo de ansiedade e depressão são os noticiários. Cada vez que eu chego ao trabalho e abro algum site de notícias, me deparo com uma situação deplorável. São várias notícias de violência, crimes bárbaros, pai que mata filho, neto que mata avó, marido que mata mulher e vice-versa...

Quem é que consegue ler tudo isso sem sentir um travo de amargura, de depressão, em pensar que não dá mais pra confiar nem em quem dorme com vc todos os dias?

Tem momentos que eu leio todas essas coisas e fico pensando que essa nossa humanidade não tem mais jeito, que o melhor mesmo é que se cumpram essas previsões dos ditos "profetas modernos" e um grande meteoro se jogue por aqui e acabe de uma vez com tanta maldade. Tenho certeza de que muita gente também chega a pensar isso.

Daí, pensando nessas coisas, me recordo de nós vivemos sob uma chuva de mensagens subliminares (e outras nem tanto), de que o bom da vida é a curtição. Claro que a curtição é boa, claro que uma festa é um negócio muito legal, claro que precisamos extravasar nossas ansiedades diárias no fim de semana, nos divertindo com os amigos, etc. O que estou tentando dizer é que a nossa sociedade supervaloriza a folia. Bom exemplo disso é o Carnaval, cujo fim as pessoas adiam ao máximo. Todo mundo tem a mentalidade de que o trabalho é uma tortura, que quem está no escritório trabalhando está perdendo tempo e vida. Isso está errado!

Você pode ser muito feliz dedicando uma parcela do seu tempo para cada coisa, curtindo ao máximo todas elas. O trabalho não é uma masmorra ou um campo de tortura. Você pode sim ser feliz enquanto cumpre seu papel dentro de uma organização, e pode, além disso, fazer o dia-a-dia dos seus colegas muito melhor. Só depende de vc.

Vc pode sim ser feliz estudando, lendo um livro ou fazendo qualquer outra atividade que a nossa sociedade desvaloriza tanto, dizendo-nos que é chata ou escravizante. Durante o carnaval, vi reportagens falando de pessoas que deixaram a curtição de lado para estudar para algum concurso. O tom que me foi passado foi de "nossa, coitadinho, perdendo o carnaval pra estudar". Coitadinho nada! O cara está lá cuidando do futuro. Ele fez uma escolha. O mundo não vai acabar se vc não ficar pulando que nem uma pipoca atrás de um trio elétrico até cair de cansaço. A diversão é muito boa sim, mas até pra isso tem que ter moderação.

Bom, essa mensagem de eterna curtição só pode incutir cada vez mais na cabeça das pessoas a idéia do ganho de dinheiro fácil, que leva ao estelionato, à corrupção, ao roubo, ao furto, a todo tipo de criminalidade à qual nos vemos tão abundantemente expostos hoje em dia. E pra completar essa receita, ainda temos a cultura de valorizar a esperteza, o "levar vantagem em tudo".

Se quisermos pensar em mudar esse quadro, precisamos mudar nossa cultura, começar a educar nossas crianças com a idéia de ética, de que o trabalho dignifica, de que é melhor ser honesto, de que o caminho do bem é o que deve ser seguido. Ou então, é melhor que venha mesmo aquele cometa...

1 comentários:

Annie dos Ventos disse...

Lindos Ventos ,sempre por aqui...
Ah,raposinha...
Eu to evitando ligar a tv e ficar vendo essas noticias ruins.Parece que andam fazendo lavagem cerebral pra gente entrar no pessimismo,eu hein...
Vamos começar a tentar ver a vida num sentido mais profundo,que produza felicidade,não o que anda sendo produzido por aí.
Qual o sentido do carnaval, alguem sabe?Seu significado,sua cultura,o que podemos aprender com ele?Se para cada ato nós perguntarmos , o que estamos ganhando,aprendendo,crescendo com isso...
talvez ,a conscientizacao finalmente chegue... eo Brasil deixe de ser o país do fututo para ser o pais do presente...
Eu to fuçando um site: queromaisbrasil.com.br
dá um pulinho lá vc tb...
Tudo de bom pra vc!
CAfunés e muita Luz.