
Com um pouco de observação, cheguei à conclusão de que crescer é uma involução.
Veja bem, crianças são espontâneas, inteligentes, sagazes, determinadas... são verdadeiras e não traem sua essência. Nascemos dotados de uma gama de sabedoria que nos vai sendo tirada aos poucos, durante aquilo que chamamos de "crescimento".
Durante a nossa jornada, vamos aprendendo que nem sempre devemos dizer o que estamos pensando. Aprendemos a camuflar nossos sentimentos. Nos ensinam que o "correto" e o "bom" é sermos dissimulados, mentirosos e falsos. Tudo isso em nome das nossas "relações sociais". Assim, vamos aprendendo a mentir para os outros e para nós mesmos, até o ponto em que não sabemos mais se sentimos ou não, se gostamos ou não, se toleramos ou não... e aí nos perdemos... para sempre!
Ficamos completamente confusos diante das situações que a vida nos impõe. Não sabemos de que maneira devemos agir, como devemos resolver, de que maneira iremos "sair bem na foto". Na verdade, a solução para os nossos problemas é simples. Basta que sejamos verdadeiros... com os outros e conosco mesmos. Basta que não tentemos dissimular nossos sentimentos. Basta que nos deixemos agir como as crianças que um dia fomos. O segredo é esquecer tudo o que um dia os adultos nos ensinaram... a grande maioria do que aprendemos não passa de bobagem. Basta deixar que as crianças se tornem nossos professores. E que o amor volte a encher nossos corações...